Palavras de Dirceu




"O problema do Brasil é o monopólio das grandes mídias, o excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa."


A citação acima é do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu em discurso para sindicalistas petroleiros em Salvador-BA na última segunda, dia 13/09/2010.

Essas palavras foram ditas por alguém que lutou contra a ditadura militar, o maior símbolo da censura na história do país. Foi líder estudantil e preso político. Atuou ativamente contra um governo que queria calar (e muitas vezes calou) a voz de quem divulgava ideias contrárias às dele.

É. Esse senhor disse essas palavras. Curioso. Muito curioso, ele ser o braço direito da candidata à presidência da república que está à frente das pesquisas , com chances, inclusive, de ganhar no primeiro turno. Não duvido nada desse senhor ser novamente o ministro da Casa Civil, no caso de vitória da presidenciável.

Fico muito preocupada, como cidadã e principalmente por ser estudante de jornalismo, pois vou me formar no meio do próximo governo.

Caso ganhem as eleições, que tipo de governo podemos esperar, quando o homem de confiança da possível próxima presidente do Brasil, que se tratam como 'amigos de luta', diz que há um 'excesso de liberdade e do direito de expressão'? Há um excesso de contradição, isso sim! Eles lutaram pelo quê, afinal de contas? Muito me admira esse tipo de discurso. E me enoja também. É,no mínimo, irritante e indignador.

Não vivi os tempos de ditadura militar, não quero vivê-los e espero que meu país não viva novamente. O Brasil não pode virar uma Venezuela, não podemos ter um Chaves no poder, alguém que censure e estatize os meios de comunicação do país.

O Brasil pleiteia há anos um lugar fixo no Conselho de Segurança da ONU e não vai ser com a implantação de censura de qualquer forma ou tipo, que teremos a chance conseguir.

Precisamos ser mais responsáveis politicamente. Voto desde os 17 anos porque quis. Não sou a favor do voto obrigatório, mas votaria sempre, mesmo se não fosse. Só acredito em desenvolvimento econômico-social com liberdade, responsabilidade e transparência, tanto do Estado quanto da sociedade. Somos responsáveis sim, por quem está nos representando. Não deixemos que pessoas com posturas políticas díspares e antagônicas como o referido político nos representem, sejam nossos porta-vozes. E acima de tudo, não deixemos que continuem rindo da nossa cara.


1 comentários:

Anônimo disse...

Vc precisa escrever mais. Beijos.

Admirador anônimo

Design by Blogger Templates